BRITEIROS: Como dizer « nim » à Turquia <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, dezembro 16, 2004

Como dizer « nim » à Turquia

A Turquia tem a infelicidade de querer entrar no clube VIP, maioritariamente cristão, da União Europeia, numa altura em que os europeus assistem ao falhanço duma sociedade multicultural no seu território. Se os dirigentes europeus vão certamente dizer “sim” à Turquia, nas reuniões de hoje e amanhã em Bruxelas, será um “sim” reticente, que reflecte as reticências dum número crescente dos seus cidadãos. Que o digam os holandeses onde o fenómeno é mais perceptível, sobretudo após o assassinato do realizador Theo Van Gogh.
Em França, onde a hostilidade da população em relação à adesão da Turquia tem provocado acesos debates, com argumentos que vão desde a diluição da essência da União Europeia até à, pouco disfarçada, islamofobia, o Presidente Jacques Chirac falou ao país no telejornal desta noite, para dizer aos franceses que encetar negociações com a Turquia não implica necessariamente chegar a um resultado positivo e que, por um lado, a Turquia vai ter ainda um longo caminho de reformas a percorrer e, por outro, a UE poderá a todo o momento interromper as negociações.
71% dos membros do partido no poder, UMP, são contra a adesão, entre os quais o ambiciosíssimo presidente do partido, Nicolas Sarkozy, mais que provável candidato à sucessão de Chirac. À esquerda, 61% dos eleitores estão contra a entrada da Turquia na UE. Jacques Chirac viu-se assim obrigado a vir à televisão, antes de partir para Bruxelas, explicar aos franceses que compreende as suas preocupações, mas no fundo vai ser obrigado a optar pelo “sim”, para não ter que gerar animosidade com os seus parceiros europeus e fragilizar ainda mais a influência francesa na União Europeia.

:: enviado por JAM :: 12/16/2004 01:06:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
  • Os desafios difíceis são os mais aliciantes.
    Este é um deles.
    Será um prazer verificar, daqui a uns anos, que a Turquia cumpriu todos os requisitos.

    De Blogger mfc, em dezembro 16, 2004 12:26 da manhã  
Enviar um comentário