quinta-feira, junho 22, 2006
O 11 de Setembro explicado aos jovens
Mick Hume, chefe de redacção do spiked, descobriu um programa de educação cívica (do ensino secundário) do liceu do seu bairro em Londres e dedica-lhe a sua crónica no Times. O material em questão intitula-se 9/11: The Main Chance.
O objectivo é utilizar os ensinamentos do 9/11, de uma forma neutra, para promover a tolerância: “Os terroristas demonstraram que, apesar da sua grandeza e do seu poderio militar, a América pode ser vencida através de uma planificação cuidadosa e de uma convicção inabalável”. Os alunos ficam também a saber que existem limites para uma informação objectiva: “Não se sabe bem se foram os passageiros do voo 93 que tomaram o controlo do avião ou se ele foi abatido pelo exército”.
E depois, tem um questionário para aprender que as fronteiras entre os terroristas e os combatentes pela paz não são nada fáceis de estabelecer. Nesse sentido, pede-se aos alunos para dizerem “a qual dessas categorias pertencem Malcolm X, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Gerry Adams, Martin Luther King”. Um outro questionário, no final da secção “Tolerância e 9/11”, pergunta: “Como reagirias se a tua mãe deixasse queimar a torrada ou se o teu irmão emprestasse a alguém o teu DVD preferido?”. A lição sobre resolução de conflitos sugere que o conflito israelo-palestiniano é como uma disputa familiar acerca de uma questão de partilhas.
Que o inferno está cheio de boas intenções, já se sabia, mas não sei se será esta a melhor forma de o ensinar!... Leia o artigo aqui.
:: enviado por JAM :: 6/22/2006 05:04:00 da tarde :: início ::