BRITEIROS: http://www.opiniaosocialista.org <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, julho 14, 2008

http://www.opiniaosocialista.org

[...]
 Com a queda do muro de Berlim esperava-se a emergência do socialismo democrático. Mas o que veio foi o capitalismo global, a globalização desregulada, passe o paradoxo, pelas regras do banco Mundial, do FMI, da OCDE e outras organizações internacionais, que fizeram do neo-liberalismo um novo pensamento único. Pretende-se fazer crer que não há outras soluções senão as que decorrem das receitas impostas por estas instituições, muitas delas também veiculadas por Bruxelas. Que fazer?

A razão de ser da esquerda e do socialismo democrático foi sempre a de não se conformar e de procurar soluções alternativas. 
[...]
 O agravamento das desigualdades e da pobreza, o aumento do desemprego e da precariedade, as alterações climáticas e a degradação ambiental, a crise alimentar, a crise dos combustíveis e a carestia de vida, bem como a crise de confiança e de esperança e a própria qualidade da democracia exigem um debate sério, sem complexos nem sujeição aos estereótipos dominantes. 
[...]
Como Antero de Quental, pensamos que não é possível viver sem ideias. Como ele, pensamos ainda que o socialismo terá de ser sempre um protesto moral contra a injustiça e a opressão.
[...]
 Hora de resistir, de debater e de assumir e divulgar a nossa opinião socialista
.
*****

Na mesma semana em que os "deputadozinhos", bem mandados, aprovarão sem debate todas as imposições do governo, nomeadamente no que concerne aos vínculos da função pública, Manuel Alegre continua a sua missão cívica de nos dizer que há alternativa.

:: enviado por RC :: 7/14/2008 11:15:00 da tarde :: início ::
4 comentário(s):
Enviar um comentário