BRITEIROS: O "laite" senhor "engenhairo" o "laite"... <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, julho 03, 2008

O "laite" senhor "engenhairo" o "laite"...

Assim falam as "marias papoilas" dos anúncios actuais. O tal "léxico raquítico" dá-se bem com chavões repetidos à saciedade. A pesada herança, pois, portanto e portantos, prontos, tangas e embustes lá vão sendo repetidos ao sabor de modas. Lembrei-me há pouco tempo de energúmeno, bela palavra, depois de ler esta preciosidade:



«O ensino das Humanidades está cada vez mais desvalorizado e o caso do Latim, em vias de desaparecimento, reflecte esse problema. O discurso político passa a ideia de que letras são tretas e o que é preciso são as tecnologias e as ciências exactas», lamenta Paula Dias, investigadora do Instituto de Estudos Clássicos, da Universidade de Coimbra.
[...]

O problema, assegura, é quase exclusivamente português. Em Espanha e França, por exemplo, não tem havido redução do número de estudantes a aprender os clássicos e em países como a Inglaterra e a Alemanha, cujos idiomas nem sequer têm origem latina, o ensino «tem sido muito divulgado e incentivado pelo Estado».

[...]

Já o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, entende que o problema não está nas políticas educativas, mas nos estudantes, que simplesmente «não estão interessados».

«Temos professores para ensinar Latim, mas não há procura. O problema existe nas línguas clássicas no geral e até em algumas línguas modernas. Tem a ver com as expectativas e os interesses das famílias», explica.

in http://diario.iol.pt/sociedade/alunos-escola-latim-educacao-professores-ministerio-da-educacao/960640-4071.html

Vale a pena ler os comentários para se perceber que o senhor Lemos provavelmente até representa a rapaziada:

http://diario.iol.pt/noticia.html?id=960640&div_id=4071&ler_comentario=1

:: enviado por RC :: 7/03/2008 10:54:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário