BRITEIROS: Hoje é o Dia Internacional da Tolerância <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, novembro 16, 2004

Hoje é o Dia Internacional da Tolerância

“[...] um mal certamente mais escondido e mais perigoso para o Estado é constituído por aqueles que se arrogam, para eles e para a sua seita, um privilégio particular e contrário ao direito civil, que cobrem e disfarçam com discursos especiosos.” (John Locke)

A tolerância é o respeito pela diferença desde que esta não ponha em causa a dos outros.

John Locke, foi o primeiro grande filósofo empirista, autor da “Carta Sobre a Tolerância”, obra que acabou por ser precursora da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Locke nasceu em Wrington, em 1632. Estudou, na Universidade de Oxford, filosofia, ciências naturais e medicina. Viajou fora da Inglaterra, especialmente em França, onde ampliou o seu horizonte cultural e entrou em contacto com movimentos filosóficos diversos, em especial com o racionalismo.

Em relação à religião, Locke tomou uma atitude racionalista moderada. Admitia uma religião natural fundamentada na razão e professava a tolerância a respeito das religiões particulares. Afirmava que todos nascemos iguais, dotados de razão, mas com temperamentos diferentes, que devem ser desenvolvidos, através da educação individual e da formação social, em conformidade com o temperamento de cada um.

:: enviado por JAM :: 11/16/2004 10:57:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário