BRITEIROS: O multimilionário Abramovitch <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, novembro 08, 2004

O multimilionário Abramovitch

O segundo homem mais rico da Rússia é indiscutivelmente um homem fora de série. Orfão de pai e mãe, possui aos 38 anos uma fortuna avaliada em 12 biliões e meio de dólares. Multimilionário, governador da região de Tchukotka, na Sibéria, e proprietário do Chelsea, que comprou no ano passado pela módica quantia de 200 milhões de euros.

Roman Abramovitch pode permitir-se uma vida de rei. A sua propriedade londrina Fyning Hill pertenceu anteriormente ao rei Hussein da Jordânia e, antes de passar para a posse de Abramovitch, pertenceu a um magnata fan de polo que a equipou com o mais belo terreno de polo e as mais belas cavalariças de Inglaterra, aos quais ele acrescentou alguns mimos, como uma piscina, um lago cheio de trutas, um stand de tiro, um circuito de karting, no qual os seus filhos pilotam modelos reduzidos de Fórmula 1. Para além disso, possui uma espectacular vivenda de estilo antigo, para a sua familia, e ainda várias “cottages” para os convidados e para os criados.

De origem modesta, Abramovitch entrou nos negócios no princípio dos anos 1990, no momento da queda do comunismo, na altura das privatizações selvagens e opacas das riquezas da ex-URSS. Diplomado em petroquímica pela universidade de Moscovo, criou cinco sociedades de venda de bens de consumo corrente, antes de construir a sua fortuna, na época de Yeltsine, ao comprar a sociedade petrolífera Sibneft em 1995.

Só o sistema russo, que passou, no espaço de 15 anos, do comunismo, em que ninguém era proprietário de nada (a não ser da roupa que trazia vestida), à economia de mercado, em que toda a propriedade do Estado foi privatizada (nem sempre da forma mais limpa), poderia originar um tal fenómeno.


:: enviado por JAM :: 11/08/2004 08:10:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário