BRITEIROS: O mundo deve mudar de base <$BlogRSDUrl$>








sábado, janeiro 29, 2005

O mundo deve mudar de base

A aterradora catástrofe do tsunami fez acordar a consciência do mundo para a fractura social planetária. Neste mundo dominado pelo capitalismo mundializado, as populações gritam as suas aspirações a um outro mundo de justiça, solidariedade, liberdade e paz. É o que neste momento se exprime em Porto Alegre, ao som das campanhas para irradicar a pobreza e anular as dívidas dos países pobres. E estas exigências conseguiram finalmente furar a blindagem das portas do bunker de Davos.
Tal como em Porto Alegre, Davos descobriu as necessidades humanas em alimentos, água, saúde e educação. Tal como em Porto Alegre, Davos trouxe à ordem do dia as escandalosas despesas militares que chegariam, por si só, para pagar as facturas dos povos do mundo inteiro. Estamos finalmente todos de acordo em que o mundo deve mudar de base e em que devemos construir um novo mundo do “em-comum”, em que as palavras de ordem sejam a partilha dos poderes, das riquezas e dos saberes.
Para isso, as instituições internacionais deverão ser transformadas e democratizadas. A construção dum mundo comum só será possível através de audaciosas reorientações políticas em prol da segurança da vida, segurança do emprego e da formação, segurança alimentar, segurança sanitária e ecológica e da preservação das diversidades culturais. A taxação dos movimentos de capitais, do comércio de armas e a supressão dos paraísos fiscais, seriam, só por si, suficientes para alimentar um fundo mundial para irradicar a fome e a Sida. Esta cooperação mundial teria possivelmente que passar pela criação de uma moeda comum mundial, verdadeiramente alternativa do dólar...
Estas e outras questões estão em discussão em Porto Alegre, sob o lema “Um outro mundo é possível”, a acompanhar de perto no site do Forum Social Mundial.

:: enviado por JAM :: 1/29/2005 01:12:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário