BRITEIROS: Obrigado Europa <$BlogRSDUrl$>








domingo, fevereiro 20, 2005

Obrigado Europa

Tal como nós, os espanhóis vão hoje às urnas, mas para dizer “sim” à Constituição europeia. E os espanhóis têm, de facto, razões para dizer “sim” à Europa: quatro em cada dez quilómetros de auto-estradas espanholas foram financiados pela União Europeia. Desde a adesão à Europa, tal como nós em 1986, a Espanha aproveitou largamente, e bem, os fundos estruturais que trouxeram mais de 100 biliões de euros de ajudas ao desenvolvimento do país. Por isso, a adesão ao ideal europeu é natural no país do D. Quixote, o que faz com que o primeiro referendo de toda a União se anuncie como uma simples formalidade.
As frases de José Luís Zapatero não poderiam ser mais sintomáticas deste espírito de reconhecimento:
Queremos demonstrar que a Espanha está na linha da frente do processo europeu.
Vamos injectar euro-optimismo nas veias do continente.
Cada boletim de voto será uma arma de construção maciça!

:: enviado por JAM :: 2/20/2005 12:53:00 da manhã :: início ::
2 comentário(s):
  • Resta saber que Europa. Se a Europa que quer competir económicamente com os States (e com a China, já agora...) e onde, por isso, já se fala de aumentar os horários de trabalho e a idade da reforma, que quer acabar, no fundo, com o demodé welfare state, que quer a subordinação total do trabalho ao capital...ou outra Europa, que, neste momento, não terá uma definição precisa, mas que terá de ser forçosamente dessa.
    Fica a questão.

    De Anonymous Anónimo, em fevereiro 20, 2005 1:18 da manhã  
  • Resta saber que Europa. Se a Europa que quer competir económicamente com os States (e com a China, já agora...) e onde, por isso, já se fala de aumentar os horários de trabalho e a idade da reforma, que quer acabar, no fundo, com o demodé welfare state, que quer a subordinação total do trabalho ao capital...ou outra Europa, que, neste momento, não terá uma definição precisa, mas que terá de ser forçosamente diferente dessa.
    Fica a questão.

    De Anonymous Anónimo, em fevereiro 20, 2005 1:21 da manhã  
Enviar um comentário