BRITEIROS: Putine tem cada vez mais má vizinhança <$BlogRSDUrl$>








sábado, fevereiro 12, 2005

Putine tem cada vez mais má vizinhança

Depois da “revolução laranja” na Ucrânia, será que vamos assistir à “revolução azul e dourada” na Bielorússia? O certo é que, nestas quarta e quinta-feira, pela primeira vez na História da ditadura de Alexandre Lukachenko, milhares de bielorrussos, vieram para a rua.
Em Grodno, atravessaram os cordões das forças policiais, frente à Câmara Municipal, gritando “abaixo o NDS!”, mas também “Liberdade!” O NDS é IVA lá do sítio, uma taxa de 18% aplicada sobre o preço dos produtos importados da Rússia, que poderá levar à bancarrota milhares de pequenos comerciantes.
E a cena repetiu-se em Vitebsk e na capital, Minsk, onde o vice-primeiro ministro Kabiakok foi estrondosamente vaiado pelos manifestantes. A polícia ainda tentou minimizar os protestos, prendendo o chefe da associação Perspectiva, que agrupa numerosas PME, que acabou por ser condenado a dez dias de prisão. Também o KGB tentou pôr a mão sobre os organizadores das manifestações, mas aparentemente sem sucesso.
O presidente da Frente Popular contou que nunca uma tal amplitude tinha sido vista em manifestações na Bielorússia. Acrescentando que “embora elas tenham, acima de tudo, uma razão económica, o certo é que os bielorrussos foram encorajados pela ‘revolução laranja’ ucraniana”.

:: enviado por JAM :: 2/12/2005 01:00:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
  • Não percebo porque a esquerda portuguesa teima em escrever "revolução laranja" em vez Revolução Laranja? Será que vocês escrevem "revolução dos cravos"? Ou será que aqui há discriminação, tipo os portuguese têm direito de viver em liberdade e democracia, e os ucranianos são obrigados a viver debaixo da bota dos russos até...
    Blogger,
    http://ucrania-mozambique.blogspot.com/

    De Blogger Jest nas Wielu, em março 28, 2007 5:43 da tarde  
Enviar um comentário