BRITEIROS: Questões simples para candidatos a eleições <$BlogRSDUrl$>








domingo, fevereiro 13, 2005

Questões simples para candidatos a eleições

Há certas coisas que só ao Blog confesso e uma delas é que já estou farto da campanha eleitoral. Eu sei que pode parecer pouco democrático mas é assim: um cidadão, normal como eu penso ser, tenta esclarecer-se para decidir o seu voto. Lê os jornais, vê os telejornais, vê os tempos de antena e o que é que lhe dão todos os dias? Comícios, sound bites e frases ocas repetidas até à exaustão.
Também confesso que só li em diagonal os programas partidários (só entre os partidos com representação parlamentar sempre são 559 páginas!) mas o que encontrei foram apenas manifestos de boas intenções e loas à capacidade de mudar o estado do país. Como é que, concretamente, se propõem que as pessoas tenham uma vida com mais qualidade, resolvendo os problemas económicos, melhorando a Justiça, a Saúde, a Educação ou o Ambiente, nada. O vazio. Ou não sabem ou não querem dizer, o que para o caso tanto faz.
Perdida a esperança de ser esclarecido, nos poucos dias que faltam para as eleições, sobre estas questões mais complexas, deixo aqui algumas perguntas avulsas relativamente simples que penso serem, apesar de tudo, importantes para a nossa vida de todos os dias:
- Serão dadas ordens à PJ para combater a corrupção e exigidos resultados concretos ?
- Os clubes de futebol poderão continuar a comprar jogadores apesar de terem dividas ao fisco ?
- Qual será a posição de Portugal sobre a revisão do Pacto de Crescimento e Estabilidade?
- Aceitará fazer um referendo sobre o aborto com a pergunta “Quer que as mulheres sejam condenadas a penas de prisão efectiva por abortarem?”
- Aceitará fazer duas perguntas no referendo sobre a Constituição Europeia: “1 - Concorda que deva haver uma Constituição Europeia? 2- Se Sim, concorda com esta Constituição Europeia?”
- Haverá cruzamento de dados na Administração Fiscal para facilitar a detecção de casos de fuga ao fisco ? Que dados serão cruzados ?
- Vão continuar a acreditar que a maioria das empresas portuguesas dê prejuízo anos seguidos e continuem a funcionar?
- As leis serão alteradas de forma a que ninguém seja preso preventivamente sem saber de que é acusado?

Não prometo nada mas se algum candidato tropeçar neste Blog e quiser responder, talvez mude a minha opinião.

:: enviado por U18 Team :: 2/13/2005 11:05:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário