BRITEIROS: Dia Mundial do Livro <$BlogRSDUrl$>








sábado, abril 23, 2005

Dia Mundial do Livro

Este Sábado, comemorou-se o Dia Mundial do Livro. Instituída pela UNESCO em 1995, a data tem como objectivo chamar a atenção das autoridades governamentais e das populações para a importância dum dos meios de transmissão de conhecimento mais universais e eficazes que existem. Pela mensagem que transmitem, pelas vivências que partilham, pelos sentidos e sensações que conseguem despertar, há livros que nos marcam para toda a vida.
Em 23 de Abril de 1616 faleceram Cervantes e Shakespeare. Também no dia 23 de Abril nasceram ou morreram outros escritores famosos como Vladimir Nabokov, Josep Pla, Maurice Druon e Manuel Mejía Vallejo. Por este motivo, esta data tão simbólica para a literatura universal foi a escolhida pela Conferência Geral da UNESCO para render uma homenagem mundial ao livro e aos seus autores.
No preciso dia em que se assinalou o Dia Mundial do Livro, um estudo da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) revela que os portugueses estão a ler cada vez mais. Segundo este estudo, a maioria dos portugueses lê em média entre três a cinco livros por ano, mas apenas 6% afirma ler anualmente mais de 20 obras. O tempo médio dedicado à leitura também aumentou em 2005. Pouco mais de um quarto da população inquirida despende entre 30 minutos a duas horas por semana a ler um livro.
Sendo o livro uma das sementes do desenvolvimento, esperemos que esta tendência se mantenha entre nós.

:: enviado por JAM :: 4/23/2005 11:37:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário