BRITEIROS: A decepção de Leonardo Boff <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, abril 20, 2005

A decepção de Leonardo Boff

“Recebi com perplexidade e surpresa porque uma igreja conservadora chamou o guardião do conservadorismo para o papado. Como cristão, a gente acolhe, a gente respeita, mas ficamos cheios de preocupações pela imagem da igreja no mundo. O novo papa não só vai repetir o pontificado de João Paulo 2º como também vai radicalizar a doutrina moral da Igreja Católica. João Paulo 2º criou muitas feridas: muitos cristãos emigraram da igreja porque não a sentiam mais como lar espiritual. Tememos que esse inverno eclesiástico continue. A igreja vai conhecer um inverno mais rigoroso”.
Principal ícone da Teologia da Libertação no Brasil, Leonardo Boff sofreu um processo judicial na Congregação para a Doutrina da Fé, no Vaticano, em 1984. Na época, o organismo da igreja já era dirigido pelo cardeal Ratzinger.

(Folha de São Paulo)

Depois do concílio Vaticano II (1962-1967), fortemente contrariado por João Paulo II e Ratzinger, a Teologia da Libertação, que defende a opção preferencial da Igreja pelos pobres, foi acusada pela Santa Sé de defender teses marxistas.


:: enviado por JAM :: 4/20/2005 11:22:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário