sexta-feira, abril 15, 2005
O fim dos machos latinos
O novo código civil espanhol obrigará homens e mulheres a compartilharem as responsabilidades domésticas e os cuidados e atenções aos ascendentes, descendentes e outras pessoas dependentes a seu cargo. Esta obrigação passará a ser uma das exigências dos contratos de casamento. Todo o homem que se recuse a mudar as fraldas do bebé ou a participar nos trabalhos caseiros converter-se-á num infractor e poderá, por isso, perder o direito à guarda dos filhos, em caso de divórcio.
Uma lei que poderá inverter a tendência e tornar-se mesmo discriminatória contra o homem – já que a mulher dificilmente será suspeita de se baldar às suas obrigações no lar – num país onde 40% dos homens não são capazes de levantar um dedo para colaborar nas tarefas domésticas. É quanto basta para transformar o macho latino espanhol numa espécie em vias de extinção.
:: enviado por JAM :: 4/15/2005 06:48:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
-
Embora o Código Civil espanhol vá, como disse, prever expressamente essa obrigação, o Código Civil português, nos arts 1671ºss, embora não de uma forma tão clara, também a prevê.De Pedro Santos Cardoso, em abril 16, 2005 11:12 da manhã