BRITEIROS: Referendos perversos ou opiniões perversas ? <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, abril 14, 2005

Referendos perversos ou opiniões perversas ?

“[...] os referendos, parecendo a forma mais democrática de tomar decisões, acabam, muitas vezes, por ter efeitos perversos terríveis. Henrique Monteiro – Expresso Online
Ou seja, os referendos só são bons quando não haja a mínima hipótese de o resultado ser contrário àquele que queremos.

Mas que “efeitos perversos terríveis” serão esses, em caso de um “Não” à Constituição Europeia ? Nada mais nada menos que uma Europa paralisada ! Paralisada !? Claro ! é por isso que a Suécia e a Inglaterra vivem na desgraça porque votaram “Não” ao euro e a Noruega soçobra na indigência por não ter aderido à União Europeia.
O que é perversa é esta maneira de pensar em que se parte do princípio que as pessoas são demasiado estúpidas para poderem participar numa decisão e só se lhes deve perguntar (de vez em quando) quem serão as “sumidades” que podem tomar decisões em seu nome.
Não pedi nenhum referendo à Constituição Europeia mas, a partir do momento em que se faz um (e considero que há assuntos suficientemente importantes para necessitarem de um referendo), tenho o direito de votar “Sim” ou “Não” em função das minhas convicções e aceitar, democraticamente e sem dramas, o resultado. O resto ou é conversa ou pura chantagem.


:: enviado por U18 Team :: 4/14/2005 04:41:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário