BRITEIROS: Habemus papabile <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, abril 12, 2005

Habemus papabile

O caderno de encargos dos cardeais é considerável. No espaço de uma semana, deverão avaliar o impacto mundial do acontecimento, procurar analisar a situação da Igreja, definir o retrato-robot do sucessor ideal, reflectir sobre os candidatos potenciais. Como encontrar, num espaço de tempo tão curto, um papa que não seja um simples clone de João Paulo II, mas que saiba tirar proveito da dinâmica criada pelo seu funeral, capitalizar a enorme afeição que lhe foi manifestada pelas multidões do mundo inteiro, a simpatia de tantos países ligados ao seu combate, as relações com as outras confissões religiosas que vieram a Roma confirmar a sua obra de diálogo? É esta a dor de cabeça e a tarefa espinhosa da equipa de cardeais que formarão o conclave da próxima semana.
Quanto a nós, dada a crescente influência do papa na condução dos destinos do mundo, em tudo o que isso tem de bom e de mau, e apesar das suas poucas hipóteses, resta-nos torcer pelo nosso papabile José da Cruz Policarpo.

A propósito dos obituários de J. P. II, recomendamos a leitura do extensíssimo mas excelente São João Paulo Magno, aquele do preservativo.

:: enviado por JAM :: 4/12/2005 09:10:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário