BRITEIROS: O « não » britânico <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, abril 08, 2005

O « não » britânico

Na Grã-Bretanha, as eleições antecipadas são um acontecimento natural e são normalmente convocadas pelo primeiro ministro – que herda da rainha o poder de dissolver a Câmara dos Comuns. Estatisticamente, é mais provável o partido no poder ser reeleito na sequência de eleições antecipadas, do que em eleições normais no final do mandato de cinco anos.
Desta vez, as eleições estão marcadas para 5 de Maio, quatro anos após as anteriores eleições legislativas. Se for reeleito, Tony Blair partirá para o seu terceiro mandato e, segundo já deu a entender, não se recandidatará a um quarto.
Ora, como está previsto um referendo à Constituição europeia em 2006, o mais provável é que os eleitores sejam tentados a dar a vitória ao partido trabalhista, no próximo mês, para depois lhe reduzir o mandato a um ano, votando “não” no referendo. De acordo com as sondagens actuais, os partidários do “não” são duas vezes mais numerosos que os defensores da Constituição. Nesse cenário, a presença da Grã-Bretanha na União ficaria seriamente comprometida. Tal como a carreira política de Tony Blair.

:: enviado por JAM :: 4/08/2005 11:32:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário