BRITEIROS: Por falar em directiva Bolkestein <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, abril 07, 2005

Por falar em directiva Bolkestein

A administração Bush, ao tentar impor a equivalente local da directiva Bolkestein, está com grandes dificuldades em convencer os diferentes Estados dos benefícios da concorrência no âmbito dos acordos sobre as trocas livres multilaterais. No Maryland, por exemplo, foi aprovada recentemente uma lei estabelecendo que todos os trabalhos sob contrato realizados por conta do Estado, deverão respeitar as leis locais do Maryland. Isso implica que nenhum acordo de troca livre que ponha em causa as leis do trabalho – o salário mínimo, por exemplo – ou do ambiente, deve ser assinado.
Segundo o Washington Times, os Estados estão em alvoroço, porque o Congresso Federal se prepara para votar o acordo de Troca-Livre entre os Estados Unidos e a América Central (CAFTA), o que é motivo de inquietação em virtude do dumping social e dos riscos de desemprego que não deixarão de surgir. Sujeitos às pressões da Casa Branca, quase metade dos Estados acabaram por assinar a CAFTA, mas há ainda vinte e nove que exigem garantias de que as suas leis sociais e ambientais serão respeitadas.
Em suma, esta coisa de usar a mão de obra de países baratos, ao serviço de empresas com origem e espaço de actuação em países caros, corre o risco de se tornar numa das maiores pragas, não só da Europa, mas de todo o planeta.

:: enviado por JAM :: 4/07/2005 11:38:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário