BRITEIROS: A Europa do futuro <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, abril 28, 2005

A Europa do futuro

A notícia parece uma brincadeira surrealista de mau gosto, mas o facto de ter sido publicada no Libération não nos dá motivos para duvidar da sua autenticidade. O patrão duma fábrica de transformadores e aparelhos eléctricos, na região da Alsácia, decidiu deslocalizar uma parte da empresa para a Roménia.
Até aqui, tudo “normal”, já que a empresa passou de 91 a 39 trabalhadores, desde 1998, tendo despedido sempre grupos de nove de cada vez, para escapar à intervenção da inspecção do trabalho, necessária por lei a partir de dez. O insólito é que, desta vez, foi proposto às nove trabalhadoras “contempladas” que, em vez do despedimento, poderiam ir trabalhar para a Roménia, com um salário de 110 euros mensais.
E o empresário explica a sua solução para a crise, como se fosse a coisa mais natural do mundo: “110 euros em França é pouco, mas na Roménia é suficiente”.
Frente às instalações da fábrica, o clima é de medo, e apenas uma trabalhadora tem a coragem de dizer aos jornalistas: “Propor-nos ir trabalhar para a Roménia por 110 euros é diminuir-nos. Quando nos estafámos a trabalhar para a empresa, durante mais de vinte anos, merecíamos mais do que isto”.
No escritório chovem faxes cheios de insultos. Mas, assegura o esperto dirigente: “Recebemos também mails de felicitações vindos de outros patrões”.

:: enviado por JAM :: 4/28/2005 10:54:00 da manhã :: início ::
5 comentário(s):
  • As maravilhas do liberalismo! Será que depois da grande estratégia de delocalisação de empresas vamos chegar à beleza da delocalisação de pessoas? Uma nova imigração está a chegar...

    De Anonymous Anónimo, em abril 28, 2005 11:26 da manhã  
  • vamos chegar à deslocalização de pessoas compulsiva ,se se deixar isto andar como está a andar...
    o sr françes que tem a empresa(chamar-lhe empresário é um erro) depois ainda será recompensado:venderá os seus produtos fabricados na roménia em preços praticados em frança. resta saber se ,contnuando assim as coisas ,em frança,existirão pessoas com capacidade financeira para lhe comprar...

    De Anonymous Anónimo, em abril 28, 2005 4:39 da tarde  
  • O "heroi" desta estória é mais um exemplar dessa espécie de "chicos espertos" que já há muito foi anunciada como "em vias de extinção" mas que alguns iluminados dos nossos dias entendem agora tratar como "protegida".
    Como acabará isto?!

    De Blogger pindérico, em abril 28, 2005 8:05 da tarde  
  • Acreditem: esta trampa só vai à "porrada"!!!E quanto mais cedo melhor, antes que o PS defenda o mesmo!!!

    De Anonymous Anónimo, em abril 28, 2005 10:53 da tarde  
  • presume-se que o horário de trabalho também fosse "ajustado" para as 60h/s...
    já que na roménia não há nada que fazer.

    De Blogger zoto, em maio 05, 2005 11:50 da manhã  
Enviar um comentário