quarta-feira, julho 13, 2005
O choque tecnológico (3)
1 – os professores de Matemática do Ensino Básico desconhecem quais as aprendizagens concretas que os alunos devem possuir no final de cada ciclo
2 – nem por anos de escolaridade, nem por ciclos, os professores sabem o que concretamente devem ensinar
3 – o professor do terceiro ciclo desconhece o que o aluno aprendeu no ciclo anterior
4 – esta falta de articulação pode levar a uma desresponsabilização progressiva em relação às lacunas de aprendizagem dos alunos
5 – em Inglaterra, concluiu-se que era esse o motivo de muito do insucesso escolar e decidiram definir, muito claramente, o que deveriam aprender os alunos em cada um dos anos de escolaridade
6 – os professores não aprenderam a articular o currículo nacional com os conteúdos programáticos – a formação contínua deveria servir para isso
7 - isto não pode continuar a ser visto como uma fatalidade que leve apenas ao desencanto – está na hora de agir.
:: enviado por JAM :: 7/13/2005 02:18:00 da tarde :: início ::