BRITEIROS: O eclipse de Lula <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, agosto 22, 2005

O eclipse de Lula

12 de Agosto foi, para os militantes do PT, um dos piores dias da crise política. Nesse dia, o publicitário Duda Mendonça, responsável pela campanha eleitoral de Lula da Silva em 2002, afirmou ter recebido, das caixas negras do PT, a módica quantia de quatro milhões de euros, numa conta nas Bahamas.
Mas, o pior ainda estava para vir: o ministro da Economia, António Palocci, até agora poupado pelo escândalo do mensalão, acaba de ser lançado na trama pelo seu antigo assistente, que o acusa de ter recebido 50 mil reais por mês de uma empresa de recolha e tratamento de lixo da cidade de Ribeirão Preto, onde era responsável pela autarquia. Apesar do desmentido, o PT vai ter muitas dificuldades em levantar-se de mais esta mossa.
Garante da ortodoxia económica brasileira, coqueluche dos mercados financeiros e dotado de uma estatura internacional, António Palocci aparece como o delfim natural de Lula. Se Lula não puder candidatar-se em 2006 e o mesmo acontecer com Palocci, o PT não terá mais nenhum outro candidato credível para as próximas presidenciais.
Os brasileiros, e particularmente os militantes do PT, esperam impacientemente que se varra a casa e se identifiquem e expulsem os culpados da crise. Depois, é preciso promover uma vasta reforma política, que impeça os políticos de mudar de partido, como quem muda de camisa, e pôr em prática regras restritas para o financiamento das campanhas.
Os militantes querem o regresso às origens do PT, que renove o diálogo com os movimentos sociais. Para isso esperam febrilmente pelo 18 de Setembro, data das eleições internas. Sem dúvida, um momento decisivo para o futuro do partido.

:: enviado por JAM :: 8/22/2005 10:23:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário