BRITEIROS: Pactos de vergonha <$BlogRSDUrl$>








domingo, outubro 23, 2005

Pactos de vergonha

Muito se tem falado e escrito sobre a vergonhosa atitude da Yahoo! que anuiu a cooperar com o regime chinês na instalação de dispositivos que limitam a liberdade de expressão na Internet. Sobretudo porque a façanha do portal americano, ao colaborar com a censura de Pequim, forneceu informações que permitiram a prisão do jornalista local independente, Shi Tao, pelas autoridades chinesas.
A posição da Yahoo! é defendida por alguns observadores, para quem as empresas não só não podem desafiar o governo chinês, mas também porque as suas operações favorecem uma maior abertura e melhoram a vida dos chineses em geral.
Mas o facto é que empresas como a Yahoo! estão suficientemente bem implantadas no mercado para não precisarem de lamber as botas das autoridades. Essas grandes empresas internacionais têm tendência a descurar os direitos humanos ante as perspectivas de mais lucros. Pequim não aceita a presença dessas grandes empresas, a não ser que elas aceitem colaborar no controlo da rede. Google, por exemplo, excluiu do seu serviço de informações chinês os sites bloqueados por Pequim e MSN da Microsoft eliminou os termos “liberdade” e “democracia” de certas partes do seu novo site Internet na China.

:: enviado por JAM :: 10/23/2005 10:33:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário