BRITEIROS: A lição de Harbin <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, novembro 28, 2005

A lição de Harbin

Na corrida desenfreada para recuperar o seu atraso económico, a China não tem tido nenhum tempo para se preocupar com os pequenos pormenores: a saúde pública, o ambiente, a segurança industrial, ... São precisas catástrofes como a de Harbin para puxar o sinal de alarme, na esperança de que se aprenda a lição.
A China dos 9,4% de crescimento económico tem descurado consideravelmente a questão da segurança industrial, como o demonstram os 20 mil mineiros que morrem anualmente para assegurar o abastecimento da máquina económica. Foi preciso chegar a uma série negra mais mortífera que as outras, para que se viesse a saber que milhares de funcionários administrativos e políticos se tinham tornado accionistas das minas de carvão, para em troca fecharem os olhos ao respeito das normas de segurança. Só depois dessa revelação se procedeu à consequente campanha de “limpeza”.
A China dos 9,4% de crescimento económico fechou igualmente os olhos, durante muito tempo, à degradação do ambiente, um assunto considerado secundário em relação ao objectivo principal do desenvolvimento. A poluição desenvolve-se nas grandes cidades, a qualidade da água degrada-se, os conflitos emergem das grandes instalações industriais...
Existe no entanto um verdadeiro lobby ambiental no seio do poder chinês que tem conseguido fazer passar alguns objectivos ambiciosos, como o desenvolvimento das energias renováveis. Mas há ainda um grande caminho a percorrer para pôr em prática um dos slogans da actualidade a favor do “PIB verde”, um crescimento do produto interno bruto respeitador do ambiente.
A China faz a sua aprendizagem de certas questões que se regulavam antigamente de uma maneira autoritária e secreta. Mas, numa sociedade teoricamente mais aberta, há ainda demasiados interesses pessoais e políticos em jogo para que a transparência seja realmente possível.
Outras catástrofes são por isso de prever antes que a China consiga pôr termo ao seu crescimento louco, demasiado molesto, para ela e para os outros.

:: enviado por JAM :: 11/28/2005 08:52:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário