BRITEIROS: O filme que desconfia da indústria farmacêutica <$BlogRSDUrl$>








domingo, novembro 13, 2005

O filme que desconfia da indústria farmacêutica

Este Outono tem sido particularmente desconfortável para a indústria farmacêutica. O filme “O Fiel Jardineiro”, inspirado num romance de John Le Carré, trata um escândalo ligado ao teste de um novo medicamento em África e põe em causa as práticas das multinacionais farmacêuticas, pouco escrupulosas em relação à saúde dos africanos que lhes servem de cobaias.
Realizado por Fernando Meirelles, o mesmo que fez a “Cidade de Deus”, é ao mesmo tempo um filme de suspense, uma história de amor e um ataque fulminante à maneira como a indústria farmacêutica põe em perigo as vidas de cidadãos inocentes dos países do terceiro-mundo, na ânsia de desenvolver um mercado de biliões de dólares para um medicamento a ser comercializado nos países ricos e industrializados.
Uma ficção negra e paranóica que infelizmente não tem nada de incongruente e que teve paralelo na vida real em escândalos relativamente recentes com as companhias Pfizer e Apotex que, apesar de terem sido posteriormente branqueados, contribuíram para reforçar a vigilância sobre a indústria dos medicamentos.

Let’s look at the trailer.

:: enviado por JAM :: 11/13/2005 12:24:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário