BRITEIROS: Desempregada, sem abrigo e… blogueira <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, abril 28, 2006

Desempregada, sem abrigo e… blogueira

Trata-se de uma história cada vez mais comum nos tempos que correm, mas, ao mesmo tempo, uma história tristemente singular e exemplar. Começa num dia de Agosto de 2005, em que uma londrina, na casa dos trinta, culta e inteligente, vê a sua vida andar para trás após uma sequência de infortúnios: uma ruptura amorosa, a perda do emprego, uma crise psicológica. Sem dinheiro para pagar a renda de casa, passa a viver na rua, dentro do seu Rover, repleto dos seus haveres mais pessoais.
Há oito meses que vive dentro do carro, que estaciona nas ruas menos frequentadas da cidade e onde dorme enfiada num saco-cama. Com o subsídio de desemprego, compra a gasolina e come em cantinas modestas. Apesar de ter deixado de ver os antigos amigos e colegas de trabalho, faz questão em manter um aspecto impecável. Toma banho e passa a roupa a ferro em locais públicos, como os hospitais. Faz tudo para que a sua nova situação de marginal não dê nas vistas.
E, no entanto, um dia decide desabafar... pela Internet. Cria um blog onde conta a sua história a milhares de desconhecidos. Quase todos os dias, instala-se numa biblioteca de bairro e descreve as suas esperanças e tormentos. Uma certa vergonha, pela vida estranha que leva, impede-a de usar o seu verdadeiro nome. Assina apenas Wandering Scribe, o nome do blog. Só ao jornalista da BBC, a quem deu uma entrevista, revelou a sua identidade.
É uma história comum dos tempos que correm. Em cada dia que passa, aumenta o número de pessoas válidas lançadas na rua, marginalizadas, entregues à sua sorte. Segundo a associação Crisis, em Inglaterra serão cerca de 380 mil as pessoas nessa situação, vítimas da destruição dos laços familiares e da falta de apoios afectivos ou de amigos.

:: enviado por JAM :: 4/28/2006 04:22:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário