BRITEIROS: Nuestro Himno <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, maio 03, 2006

Nuestro Himno

A versão em espanhol do hino nacional americano foi o símbolo das manifestações do 1° de Maio nos EUA e provocou, ao mesmo tempo, uma forte rejeição do presidente Bush e a aprovação da Secretária de Estado, Mrs. Rice. O diferendo entre as duas figuras de proa da maior superpotência pode parecer patético, tanto mais que a versão espanhola do hino – La Bandera de Estrellas – já existe desde 1919 e até figura no site do Departamento de Estado. Mas, no fundo, o que esta nova polémica revela é uma divergência bem mais profunda sobre a imigração. Toda a questão está em saber o que são os fundamentos de uma nação e onde se situam os limites entre ser cidadão e pertencer a uma comunidade.
Ou seja, trata-se simplesmente de saber se os imigrantes (legais e ilegais) têm ou não direito à sua parte do american dream, quando é certo que a economia americana não poderia funcionar se eles não existissem. E o mesmo se poderá dizer em relação à Europa, cuja economia também não funcionaria se não existissem os seus “sem papeis”.
A verdadeira questão é saber como integrar esses milhões que, há muito tempo, fazem parte de “nós”, sem provocar novas avalanches de todos os outros que lhes querem seguir o exemplo.

:: enviado por JAM :: 5/03/2006 09:41:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário