BRITEIROS: No tempo das borboletas <$BlogRSDUrl$>








sábado, novembro 25, 2006

No tempo das borboletas

Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal foram três mulheres de Ojo de Agua, aldeia da pequena província de Salcedo, na República Dominicana. Essas três irmãs foram torturadas e assassinadas por agentes dos serviços secretos militares de Leónidas Trujillo ― uma das mais férreas ditaduras da América Latina ― por defenderem os direitos das mulheres e as liberdades políticas. No dia 25 de Novembro de 1960, foram encontradas cobertas de sangue, no fundo de um barranco, após terem sido estranguladas e despedaçadas. Em homenagem às três heroínas, o dia 25 de Novembro foi declarado, pela Assembleia-geral da ONU, Dia Internacional da Não-violência contra as Mulheres.
As irmãs Mirabal são também conhecidas e representadas como as “Mariposas”, por ter sido esse o nome secreto de Minerva nas suas actividades políticas clandestinas contra a tirania Trujillista. Pedro Mír (poeta nacional dominicano) utilizou esse nome no seu poema “Amén de Mariposas” e a escritora Julia Álvarez intitulou o seu livro, baseado na vida das valentes irmãs, “En el tiempo de las mariposas”.

Diariamente, são violados, em todo o mundo, os direitos humanos de muitas mulheres, que sofrem a violência em todas as suas facetas: física, sexual e psicológica. Isso acontece, quer no âmbito familiar (maus tratos, abuso sexual, violação), quer no contexto socio-económico e religioso (mutilação genital feminina, exclusão social, exploração laboral e sexual).
Durante anos, estas manifestações de violência foram consideradas da esfera privada. Foi para modificar essa realidade que as Nações Unidas instituiram que “a violência contra as mulheres é um grave problema para os Estados, porque é um atentado contra os direitos humanos e um obstáculo ao desenvolvimento dos povos”.

:: enviado por JAM :: 11/25/2006 11:05:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário