BRITEIROS: Bilhete para o meu amigo professor Manuel Carneiro <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, novembro 22, 2006

Bilhete para o meu amigo professor Manuel Carneiro

Eu gosto desta Ministra da Educação... Da forma como sorri e como olha de frente quando nos fala dos Professores que não se esforçam o suficiente para tomar conta dos meninos durante o dia inteiro nas suas escolas. Com a sua apurada sensibilidade percebeu logo desde o início que a grande reforma da educação de que este país necessita é reduzir urgentemente o número de professores. E, no entanto, de vez em quando aparece com aquele ar de sofrimento mal contido porque reconhece que não é ainda esta a solução ideal para a resolução dos problemas da educação em portugal. Porque, a boa senhora sabe que tudo será finalmente resolvido quando os professores tiverem a humildade e honestidade intelectual para enfiarem os livros e os apontamentos (e tudo o resto de documentos e material que têm o vício de organizar em casa para pretensamente ensinar os alunos) no contentor mais próximo da escola onde leccionam. Os professores deverão cada vez menos perder tempo com a transmissão de conhecimentos (umas dezenas de computadores e umas ligações à internet em banda larga terão maior eficácia e a custos mais baixos) e devem é ser requalificados de forma a se tornarem capazes de tomar conta das crianças e dos adolescentes durante todo o dia dentro da escola. Só assim será possível que os pobres pais (que tanto se esforçam por fazerem dos seus filhos os futuros cidadãos deste país) possam dedicar-se ao trabalho nos seus empregos com aquela produtividade que tanto falta para que a economia se desenvolva. Por isso a grande estratégia deste governo (pela voz autorizada da sra. ministra e seus secretários de estado) de avançar sem a participação activa dos professores (como querem alguns pseudo-democratas da "esquerda empedernida" ― expressão feliz do dr. antónio vitorino na rtp). As escolas não necessitam obrigatoriamente de professores, mas de muros e gradeamentos e portões e talvez uns pavilhões polivalentes para substituição das aulas actuais por aulas de um qualquer outro estilo inovador que se hão-de inventar no sossego de um dos gabinetes do ministério longe da agitação corporativista dos professores e seu sindicatos.
É por tudo isto e muito mais de que não me recordo que eu gosto desta ministra da educação com o seu sorriso suave e o seu olhar transparente que me sossega a alma...


― ó sr. dr., afinal quando é que tenho alta??



vieira da silva

:: enviado por vieira da silva :: 11/22/2006 03:22:00 da manhã :: início ::
2 comentário(s):
  • Não suba o sapateiro acima da chinela!

    De Blogger mfc, em novembro 22, 2006 11:43 da manhã  
  • Eu bem pedi para me darem alta mas o sr. dr. considera que ainda apresento demasiados sintomas suspeitos. E tudo isto porque parece que afinal andei a subir "acima da chinela" ... Eu, que nem sequer sapateiro sou (e os sapateiros que conheci sabiam fazer verdadeiros sapatos e não simples chinelas ...)... Caro mfc não se amofine tanto por eu entrar nesta conversa, apesar de não possuir o diploma de ciências ocultas da educação. A democracia, como já deve ter percebido, tem este grave defeito (além de outros) que é o de não impedir que um vulgar cidadão diga o que pensa seja do que for.

    - A enfermeira está a fazer-me sinal de que já são mais que horas de apagar a luz -

    Vou ter de interromper por hoje. Se tiver por aí mais algum provérbio que se ajuste ao meu caso não se iniba. Vá escrevendo. Já há muitos anos que me habituei a ouvir bons conselhos. Ainda sou do tempo em que Salazar afirmava: "Se soubesses como é difícil governar, gostarias de obedecer toda a vida"... E veja lá caro mfc como de súbito tudo parece mais claro. Não concorda?

    vieira da silva

    De Blogger vieira da silva, em novembro 23, 2006 1:38 da manhã  
Enviar um comentário