BRITEIROS: O verdadeiro conceito da globalização <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, novembro 20, 2006

O verdadeiro conceito da globalização

Aconteceu em Washington: O deputado republicano Mark Foley distraía os seus ócios enviando mensagens lascivas às moçoilas estagiárias do Congresso. Logo que isso foi tornado público ― tudo acaba por se saber ― como atenuante, o folião esgrimiu estas desculpas: “Caramba, quando eu era miúdo fui abusado sexualmente, agora sou gay e estou a fazer um tratamento para sair do alcoolismo”. Foley acabou por renunciar ao seu mandato. No Congresso, presidia à Comissão sobre as crianças desaparecidas e exploradas.

Aconteceu em Berlim: Um livro editado há pouco mais de um mês reproduz cartas de Ernest Hemingway nas quais ele confessava, entre divertido e gabarola, ter assassinado 122 prisioneiros alemães indefesos, já depois do final da Segunda Guerra Mundial. Terá o prémio Nobel da Literatura de 1954 ratificado dessa forma um prazer íntimo que ele tanto antecipara na revista Esquire em Abril de 1936: “Sem dúvida, nenhuma caça é comparável à caça ao homem e quem caçou homens armados durante muito tempo, e com prazer, jamais voltará a sentir interesse por outra caça”? Se assim for, nada garante que, por detrás de uma boa prosa, não se esconda um tipo desprezível.

Aconteceu no Vaticano: Estalaram rumores de que o papa está prestes a riscar o limbo das páginas do catecismo. Antigo paradeiro das almas dos justos falecidos antes de Cristo e das crianças mortas sem baptismo, o limbo é uma entidade dogmática, engendrada há dezasseis séculos, com a intenção de fazer crer que Deus maneja a roda do destino com incrível rapidez. Bento XVI diz que essa estação intermédia da linha teológica que vai do inferno ao paraíso não constitui “uma verdade da fé” e talvez por isso se decida a fechá-la.

Aconteceu em Buenos Aires (e, antes, em Vilar de Mouros): O monstro do rock Iggy Pop actuou no Pepsi Music 2006 e subjugou milhares de incautos adolescentes. Desta vez não cortou a pele com cacos de vidro, nem se infligiu outro tipo de dano corporal, mas permitiu que os seus fãs trepassem para o estrado, para, calças a meia haste, se deixar tocar e tocar-lhes. Um verdadeiro deleite para os dependentes da barafunda e de outros tóxicos.

Talvez estes exemplos fortuitos contribuam para demonstrar que a confusão niilista, os modos de vida desordenados, a angústia cultural e o predomínio da doidice traçam, muito melhor que a ciência económica, o verdadeiro conceito da globalização.


:: enviado por JAM :: 11/20/2006 11:16:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário