BRITEIROS: A Suiça com um pé dentro e outro fora <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, novembro 27, 2006

A Suiça com um pé dentro e outro fora

Os suíços votaram ontem “sim” no referendo destinado a confirmar a decisão do parlamento helvético de conceder um fundo de coesão de mil milhões de francos suíços (630 milhões de euros) aos dez novos países membros da UE. Tratou-se de um voto crucial para a conclusão do acordo bilateral, depois dos suíços terem rejeitado a adesão à UE, em Dezembro de 1992.
Com o voto de ontem, a Suiça mostrou que pode estar fora da UE e, ao mesmo tempo, contribuir para o seu desenvolvimento. Para além disso, esta é a segunda vez que os suíços se pronunciam a favor da adesão dos dez novos países membros ― a primeira foi em Setembro de 2005, quando confirmaram a extensão aos 25 dos acordos bilaterais assinados com os 15. Diga-se de passagem, que nenhuma instituição democraticamente eleita da UE se pronunciou, até hoje, nem a favor nem contra a adesão dos novos Estados membros.
Os suíços já permitem a utilização do euro na maior parte dos seus grandes estabelecimentos comerciais, nos correios e nos comboios. Isso, juntamente com a circunstância de ter aderido aos acordos de Schengen e Dublin, faz com que a Suiça seja, na prática, mais “europeia” que a Grã-Bretanha. Nesse contexto, o facto de Bruxelas não fazer qualquer esforço para persuadir a Confederação Helvética a aderir a uma nova UE a 28 não deve ser totalmente alheio à existencia do segredo bancário, tão incriminado, mas que tanto jeito vai fazendo a alguns!...

Vale a pena ler também a análise do ― sempre bem informado ― cronista dos Bastidores de Bruxelas. A questão que se põe é: de que forma votariam os franceses (ou os holandeses ou até mesmo os portugueses) se lhes perguntassem em referendo se estariam de acordo em financiar o desenvolvimento dos antigos países do bloco soviético?

:: enviado por JAM :: 11/27/2006 11:06:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário