BRITEIROS: Sopa de porco à la française <$BlogRSDUrl$>








domingo, janeiro 07, 2007

Sopa de porco à la française

Ingredientes: toucinho, pés, rabos e orelhas de porco, batatas, cebolas, cenouras, alho francês, aipo, nabos, água e sal.
Resultado: um prato típico dos pobres, uma delícia substancial e revigorante, sobretudo no Inverno, mas que, em França, pelo segundo ano consecutivo, se transformou numa sopa politicamente envenenada.
No passado mês de Dezembro, o Prefeito da capital francesa emitiu dois decretos consecutivos proibindo a associação de solidariedade SDF — que neste caso não quer dizer “sem domicílio fixo”, mas sim “solidariedade dos franceses” — de distribuir a polémica sopa aos mais desfavorecidos, alegando que se trata de um acto discriminatório para com as pessoas cuja confissão lhes proíbe o consumo de carne de porco, sendo por isso um possível foco de perturbação da ordem pública.
No dia 2 de Janeiro, o Tribunal Administrativo de Paris despenalizou a distribuição da sopa de porco, concordando que existe um objectivo manifestamente discriminatório da associação, mas estimando que não há qualquer perigo para a ordem pública. Para celebrar a vitória, a associação — apoiada pela Frente Nacional de Jean-Marie Le Pen — procedeu a uma nova distribuição da sopa, em frente à estação de Montparnasse.
Porém, a vitória não durou muito tempo. O Presidente da Câmara — o socialista Bertrand Delanoë — logo seguido pelo Ministro do Interior, Sarkozy — ano de eleições oblige! — recorreu para o Conselho de Estado que, nesta Sexta-feira, se pronunciou pela proibição da sopa.
A SDF continua a defender com afinco, embora contra toda a evidência, a bondade da iniciativa, alegando que o bodo oferecido aos sem abrigo é nutritivo e barato, para além de ser um prato tipicamente francês. O advogado da associação garante que “àqueles que recusam a sopa serão oferecidos outros alimentos”. Mas, no site Internet da SDF, as instruções são claras: “Única condição para jantar connosco: comer porco [...] Atenção: queijo, sobremesa, café, roupas, guloseimas, acompanham o prato da sopa. Sem sopa, não há sobremesa. Os nossos antes dos outros”.


:: enviado por JAM :: 1/07/2007 08:18:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário