BRITEIROS: Ouçam quem sabe da poda! <$BlogRSDUrl$>








sábado, maio 19, 2007

Ouçam quem sabe da poda!

A percentagem de pessoas sem trabalho sobre o total da população activa registou um aumento. E se o agravamento é suficientemente amplo para surpreender qualquer observador, maior desconsolo terá provocado junto de quem, como José Sócrates, tenha lançado um olhar superficial — e condicionado pelo interesse político imediato — sobre as estimativas de crescimento. A ânsia de cavalgar qualquer informação que disponha de potencial de propaganda pode resultar nestas situações. Num dia, a retoma é clara. No dia seguinte, não passa de mais uma ilusão mal vendida. E enquanto o Governo se exibe em sucessivas piruetas, a credibilidade escoa-se através das fendas abertas pela má gestão das expectativas.
Entre as estatísticas mais recentes sobre o andamento da economia portuguesa, sobram as dúvidas e escasseiam as certezas. Se o investimento estiver a arrancar, não será ainda suficiente para compensar os postos de trabalho destruídos.
Os indicadores estão a transmitir muitos sinais. Mas, por muito que isso desgoste ao primeiro-ministro, clareza é uma qualidade de que não dispõem.
João Cândido da Silva

A política portuguesa é cada vez mais parecida com um código de barras. Os políticos são produtos que passam entre o vendedor e o comprador. E o custo final surge rápida e eficazmente defronte dos olhos deste. Para Lisboa os candidatos disponíveis vieram embalados. Passam pelo código de barras e os eleitores sabem o que estão a comprar.
A classe política nacional, integrada nos partidos, ou mesmo fora (mas na órbita deles) vive no mesmo sistema solar. A necessidade de um meteorito que arrisque e surpreenda é cada vez mais uma necessidade do país. Portugal está, neste momento, a viver uma nova fase do célebre rotativismo do século XIX que abriu as portas à ilusória ruptura da I República.
Em vez do rotativismo temos a dança das cadeiras e, nisso, PS e PSD tornaram-se os protagonistas de um tango de morte. Disponível num hipermercado perto de si.
Fernando Sobral

Etiquetas: ,


:: enviado por JAM :: 5/19/2007 10:47:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário