BRITEIROS: Como se... <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, março 19, 2008

Como se...

Como se não houvesse portugueses que soubessem, como se fôssemos todos parolos, lá vão aparecendo as pérolas de conhecimento do mundo...

Avaliação: Como é lá fora: "Um mito vindo do Norte

Por entre consensos e contra-sensos, preferências e divergências, a opinião torna-se unânime quando se trata de nomear o mito da educação. Os métodos inovadores, criativos e eficazes utilizados na Finlândia fazem com que esta se destaque mundialmente, ao ponto de todos os países quererem seguir o seu exemplo. Não existem inspectores nem sistemas de avaliação, o que existe é uma exigente pré-selecção. Só os melhores conseguem chegar a professores. Só quem tem um mestrado e vocação para o ensino é que atinge tal patamar.

A igualdade de acesso a uma boa educação é, sem dúvida, o ponto-forte deste sistema de ensino. Todos os alunos, sem excepção, têm direito a material escolar – lápis e livros – bem como a uma refeição quente diária, a transporte escolar e a assistência médica. A entrada para o ensino é feita aos 7 anos e, desde essa altura, as crianças são obrigadas a utilizar e a despertar o seu espírito crítico e criativo. São habituados a viver longe da teoria e perto do que é prático. Vivem longe dos lobbies e dos formalismos, longe dos «senhores doutores» e bem perto do que é realmente importante… a realidade."

:: enviado por RC :: 3/19/2008 11:35:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário