domingo, agosto 29, 2004
Aborto : o debate está relançado
Ponto 1 : ninguém engravida com o intuito de abortar.Ponto 2 : na sociedade competitiva em que vivemos, cheia de desigualdades, as mulheres devem ter opção. Opção a uma maternidade desejada, porque uma criança tem de ser amada, deseja e acarinhada. Opção ao aborto clandestino. Opção à sua dignidade. Opção a ter opção.
Existem, como é do conhecimento geral, iniciativas que visam a salvaguarda de uma maternidade desejada, como os métodos contraceptivos e o planeamento familiar. No entanto, como muitas mulheres (e homens) podem testemunhar, estes planos nem sempre funcionam e, quando falham, a mulher deve poder decidir. O aborto não deve ser encarado como método contraceptivo. Produz sofrimento físico e psicológico. Mas a sua proibição produz ainda mais sofrimento. O Planeamento Familiar é a resposta. O aborto deve ser a última solução.
Não é por despenalizar o aborto que a sociedade vai forçosamente cometê-lo. É a mulher quem tem de optar, não nós por ela, impondo-lhe como única saída o aborto clandestino e um perigo de saúde e mesmo de vida.
:: enviado por JAM :: 8/29/2004 02:07:00 da tarde ::

