BRITEIROS: A justiça holandesa impediu o “barco do aborto” de operar no alto mar <$BlogRSDUrl$>








sábado, agosto 28, 2004

A justiça holandesa impediu o “barco do aborto” de operar no alto mar

A organização holandesa “Mulheres sobre as ondas” (Women on Waves) tem por objectivo levar o seu barco-hospital, com tripulação médica especializada em interrupções voluntárias da gravidez, a diversos países onde esta prática é ilegal. Mas a justiça holandesa recusou o pedido da organização para praticar abortos no alto mar, ou seja a mais de 25 quilómetros do hospital Slootervaart com o qual assinou um contracto de colaboração, informou a agência holandesa ANP.

O facto de a organização ter realizado grandes investimentos para comprar e equipar o barco não foi suficiente para alterar a decisão do juiz. A organização não governamental, financiada com fundos privados e ajuda de carácter filantrópico, pode no entanto distribuir, no barco, anticonceptivos e informação sobre o tema.

Aquando da passagem do barco pela Polónia, as autoridades marcaram previamente as pílulas anticoncepcionais de emergência, a bordo do barco holandês, para evitar a sua distribuição às mulheres polacas. Mas a inspecção da guarda fiscal não encontrou a pílula RU-486 a bordo do barco. Apenas encontraram 180 unidades de Cytotec e 45 de Mifagine, medicamentos que, administrados juntos, podem provocar a interrupção da gravidez.

A organização “Mulheres sobre as ondas”, fundada em 1999 pela ginecologista holandesa Rebecca Gomperts, saltou para as primeiras páginas dos jornais em Abril de 2001 quando o “barco do aborto” rumou à Irlanda numa campanha para impedir as gravidezes indesejadas e os abortos clandestinos praticados sem condições de segurança no Reino-Unido.


:: enviado por JAM :: 8/28/2004 06:47:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário