BRITEIROS: As práticas macabras do Tsahal <$BlogRSDUrl$>








sábado, novembro 20, 2004

As práticas macabras do Tsahal

O Courrier International, cita o Yediot Aharonot, o diário hebreu mais lido em Israel, que publicou ontem um dossier com revelações dos actos de violência praticados pelos soldados israelitas sobre os corpos dos palestinianos mortos. Segundo informações comunicadas ao jornal por soldados chocados com o comportamento macabro dos seus camaradas, circulam fotos e vídeos de militares em poses dignas de filmes de terror, em que os restos dos cadáveres são objectos de brincadeiras da pior espécie.
Perante o impacto da divulgação destas práticas a uma população muitas vezes mal informada sobre o que se passa nos territórios ocupados, o exército está a tentar minimizar o escândalo dizendo que essas fotos não passam de recordações comparáveis àquelas que qualquer pessoa pode tirar numa festa ou numa excursão.
É triste a constatação de que os soldados de Israel estão cada vez mais parecidos com os carrascos dos seus antepassados nas câmaras de gás de Auschwitz e Daschau.

:: enviado por JAM :: 11/20/2004 01:09:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • Concordo. O problema é que não é só o exército, é toda, ou quase toda uma sociedade que não quer ver, que não quer tomar consciência, nem do "pecado original" de Israel, nem do que é preciso fazer para sair do atoleiro em que se têm transformado todos os processos de paz.
    Vale a pena ler os artigos da Alexandra Lucas Coelho que têm vindo a ser publicados no Público (passe o pleonasmo) ao longo dos últimos dias.

    De Blogger para lá de bagdade, em novembro 20, 2004 7:36 da tarde  
Enviar um comentário