BRITEIROS: Aurora boreal <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, novembro 18, 2004

Aurora boreal

© NASA - Chris VenHaus

As auroras boreais (luzes do norte) são lindas e dinâmicas exibições vistas no céu nocturno. A maioria das auroras tem formas de tiras e cortinas. As luzes do norte são produzidas pela interacção do vento solar com o campo magnético da Terra. O Sol é um lugar tempestuoso e tão quente e dinâmico que não consegue conter a sua atmosfera pela força da sua gravidade. Então, a energia flui para fora do sol em direcção à Terra, num fluxo de partículas eléctricas. Esse fluxo de partículas carregadas é o chamado “vento solar”. A aurora boreal é uma grande bolha de campo magnético que inclina o vento solar que se forma, como um escudo, em volta da Terra.
A aurora está sempre presente, mas raramente pode ser vista. Como não é suficientemente brilhante para ser vista à luz do dia, observa-se normalmente por volta da meia-noite, apesar de as exibições poderem ocorrer a qualquer hora.
Os indígenas Fox, que viviam no Wisconsin, achavam que as luzes eram um presságio de guerra. Para eles, as luzes eram os fantasmas dos seus inimigos que, famintos por vingança, tentavam voltar.

:: enviado por JAM :: 11/18/2004 02:37:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
Enviar um comentário