domingo, novembro 28, 2004
Eleições na Roménia no caminho para a Europa
Irritados com a pobreza e a corrupção, estes vizinhos da Ucrânia votaram hoje, para decidir quem vai liderar o país durante os próximos dois anos de duras reformas ditadas pela União Europeia. Estas eleições para substituir o presidente Ion Iliescu e eleger um novo parlamento, são as mais disputadas, desde a queda do comunismo em 1989, e a expectativa é que haja uma segunda volta em 12 de Dezembro.
Os principais candidatos são o primeiro-ministro Adrian Nastase, líder do partido da Social Democracia (PSD), ex-comunista, e o presidente da câmara de Bucareste, Traian Basescu, chefe da aliança dos partidos de oposição. O PSD tem falhado em assegurar a liberdade de imprensa e o regime democrático dentro das instituições, marcadas pela corrupção crónica e pelo ritmo lento das reformas estruturais que ameaçam o objectivo da Roménia de entrar na UE, em 2007.
No entanto, se esta meta não for atingida, os romenos preparam-se para protestar, uma vez que existe, do outro lado da Europa, outro país governado por um PSD que tem igualmente falhado em assegurar a liberdade de imprensa e o regime democrático nas instituições e que, apesar disso, acabou de ver o seu líder nomeado presidente da Comissão Europeia.
:: enviado por JAM :: 11/28/2004 05:52:00 da tarde :: início ::