BRITEIROS: A SIDA é uma alegria... <$BlogRSDUrl$>








sábado, novembro 27, 2004

A SIDA é uma alegria...

CNLCS

Vagueamos pelo documento Plano Nacional de Luta Contra a Sida, apresentado em 2003, e somos confrontados com uma constatação curiosa. Das 76 páginas do documento, a sua maioria, fala-nos do que se tem a intenção de fazer, mas uma coisa é clara: muito pouco foi feito. Desde já, não está caracterizada a dimensão da epidemia:

"Durante 2004, importa conhecer qual a real dimensão da infecção pelo VIH no País, permitindo uma correcta caracterização da epidemia e, deste modo, perspectivar as acções mais adequadas a desenvolver para que, no intervalo de tempo tão curto quanto possível, possamos progredir “para índices próximos dos europeus”. [p.15]

Lemos a imprensa francesa e sabemos que a infecção com o HIV é de 6000 novos casos de infecção por ano. Não será estranha a esta exactidão estatística o facto desta infecção ser de declaração obrigatória sempre que um médico a detecta. Mesmo assim, as autoridades francesas admitem que 35% dos casos não serão assinalados.

Em França a epidemia atingiu os cem mil infectados.

Talvez devêssemos deixar de enviar os nossos técnicos para a Europa e para os Estados Unidos fazer formação, enviemo-los para o Uganda. Sobre o caso ugandês leia-se o que dizem a BBC e as Nações Unidas.

Por cá, de boas intenções ficará o inferno cheio...

:: enviado por RC :: 11/27/2004 11:15:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
  • Desde há longos anos que a Comissão de Luta contra a Sida vem trabalhando, embora nem sempre com a visibilidade e a eficácia desejáveis ... Mas vale a pena consultar demoradamente a página

    http://www.sida.pt/

    De Blogger vieira da silva, em novembro 27, 2004 7:52 da tarde  
Enviar um comentário