BRITEIROS: Quando se despertam os demónios adormecidos <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, novembro 12, 2004

Quando se despertam os demónios adormecidos

Este tema já fez correr muita tinta (o Barnabé que o diga), mas acabei de dar com a notícia dum artigo publicado no dia 6 de Maio de 2003, data do primeiro aniversário do assassinato do líder da extrema direita Pim Fortuyn, na revista holandesa Elsevier(*). Dizia o seguinte:
“O efeito Fortuyn foi a emancipação dos muçulmanos. Para os observadores políticos holandeses, das mais variadas tendências, a intolerância de Pim Fortuyn provocou a politização dos muçulmanos. Resta saber até que ponto esse efeito vai provocar uma radicalização islâmica e qual a sua real repercussão num país em que o islamismo é seguido por uma ínfima minoria da população.”

Um ano e meio depois, a realidade mostra até que ponto estas preocupações eram fundadas e como, infelizmente, começam a aparecer os frutos das sementes de intolerância lançadas por Fortuyn e pelos seus seguidores.

(*) Pim Fortuyn foi colunista da revista holandesa semanal Elsevier, de 1994 a 2001, antes de ter sido eleito líder do partido de direita "Leefbaar Nederland" e de ter fundado, em 2002, o seu próprio partido "Lijst Pim Fortuyn".

:: enviado por JAM :: 11/12/2004 10:30:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário