BRITEIROS: Ilustre pátria... <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, dezembro 01, 2004

Ilustre pátria...

É esta a ilustre pátria lusitana em que todos os mortos são canonizáveis e em que a água dos porões das caravelas se tranformou, com o tempo, em néctar. A memória portuguesa tem destas coisas, ao fim de três anos ou meses ou dias, foi-se. Os líderes portugueses cansam-se depressa, o que lhes vale é que, ao serem ressuscitados politicamente, regressam como santas padroeiras.
O que homens como JPP não sabem é que políticos com qualidade há poucos... e não é Cavaco Silva, ao fim de nove anos de reforma, que vai manter os tachitos ao pessoal do PSD. Chama-se a "rotatividade democrática". Hoje é um dia de preocupação para muitos portugueses. Como é que se vão manter tachos e marmitas, destacamentos e comissões, enfim, a cada um as suas preocupações.

Voltemos ao que interessa, para Pacheco Pereira é preciso que Cavaco volte, mas qual Cavaco? O Cavaco do tabu? O Cavaco de "deixem-nos trabalhar"? O Cavaco da dr.ª Ferreira Leite como Ministra da Educação? O Cavaco das leis e despachos e circulares com efeitos retroactivos, conforme convinha? O Cavaco dos milhões da Europa? O Cavaco do "bodo aos pobres" ou "BMW aos ricos" dos fundos comunitários, que nos deviam fazer avançar estruturalmente mas só nos deixaram estradas, algumas bem más, por sinal? O Cavaco do "eu nunca me engano"? O Cavaco do "são todos parvos menos eu"? O Cavaco dos fundos que não se sabe para onde foram. O Cavaco da reforma do ensino que encheu gabinetes de "técnicos" mas deixou a nossa rede escolar primária exactamente como nos tinha sido legada pelo salazarismo? Afinal de que Cavaquismo é que o Dr. JPP tem saudades? O Cavaquismo da exclusão do nosso prémio Nobel exilado para Espanha? O Cavaquismo do Dr. Santana Lopes na Cultura?

Talvez já seja tempo deste nosso pobre país olhar em frente, em vez de permanecer em constante adoração de um passado. Ainda se fosse um passado real, compreendia-se, mas de mitos e boas intenções está o inferno cheio.

Não se massacrem mais os portugueses nem "os direitos fundamentais da inteligência" neste arremedo de pátria.

:: enviado por RC :: 12/01/2004 10:42:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário