BRITEIROS: O pré-referendo <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, dezembro 03, 2004

O pré-referendo

O El País (sem link) regozija-se hoje com a vitória do “sim” no referendo interno feito pelo partido socialista francês aos seus militantes. Para o diário espanhol o primeiro obstáculo sério ao “sim” no referendo em Espanha, previsto para 20 de Fevereiro, foi ultrapassado. A vitória do “sim” no PS francês, para além de ser uma lição de democracia, dá um balão de oxigénio ao processo de ratificação em França e em toda a Europa.
O presidente Chirac respirou de alívio, não só porque este voto faz aumentar as chances do “sim” no referendo nacional previsto para 2005, mas também porque vai pôr o PS francês, uma vez mais, a fazer campanha ao lado da maioria governamental. Resta a pequena sombra dos 40% de socialistas que se pronunciaram pelo “não” que mostra que não é de menosprezar o índice de descontentamento no seio dos franceses em relação à evolução da União Europeia, sentimento que poderá jogar negativamente na influência que a França tem tido na condução dos destinos da União.
O grande perdedor deste referendo interno foi o ex-primeiro ministro Laurent Fabius, partidário do “não” à Constituição europeia, e que vai agora ter que fazer a travessia do deserto e pôr de lado as suas ambições de concorrer à substituição de Jacques Chirac. A menos que a Europa lhe dê razão e vote “não”.

:: enviado por JAM :: 12/03/2004 07:13:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário