BRITEIROS: Tributo a Carl Sagan <$BlogRSDUrl$>








segunda-feira, dezembro 20, 2004

Tributo a Carl Sagan

Carl Sagan nasceu em Brooklyn, NY. Doutorou-se em astronomia e astrofísica em 1960, pela Universidade de Chicago. Ensinou na Universidade de Harvard desde 1960 até ir para Cornell, em 1968, onde esteve até aos seus últimos dias. Morreu, aos 62 anos, em 20 de Dezembro de 1996.
Carl Sagan chefiou expedições das sondas americanas Mariner e Viking, e tornou-se conhecido em todo o mundo graças à série televisiva “Cosmos” e ao livro do mesmo nome. Em Portugal teve o feliz efeito de desbravar o terreno da divulgação científica. A colecção “Ciência Aberta”, da Gradiva, cresceu sobre o signo de Carl Sagan e muitos foram os jovens que decidiram ingressar em cursos superiores de ciências por sua influência.
Considerado o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu, Carl Sagan foi sempre um admirador da astronomia. Realizou trabalhos sobre o aparecimento das primeiras formas de vida na Terra. Foi ele quem primeiro demonstrou, através de um estudo de Vénus, as terríveis consequências do efeito de estufa na atmosfera. Mas, a questão que atravessou a sua carreira científica foi a de saber se existe vida no universo para além da Terra. Encontrar uma qualquer forma primitiva de vida microscópica em Vénus ou Marte ou noutro planeta é imensamente importante, pois será a demonstração cabal de que a vida é um produto das leis da natureza, que acontece quando se reúnem certas condições, e não a expressão da vontade ou do desígnio de uma divindade.
Ninguém jamais conseguiu transmitir a admiração, a emoção e a alegria da ciência a tanta gente como Carl Sagan. A sua capacidade de cativar a imaginação de milhões e de explicar conceitos difíceis em termos compreensíveis por todos foi uma realização que coloca definitivamente Sagan na memória do planeta Terra.

Leia também esta homenagem ao homem que com sabedoria, conhecimento, dedicação e esperança, nos levou numa viagem até às infinitas maravilhas do cosmos.

:: enviado por JAM :: 12/20/2004 01:43:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário