BRITEIROS: Tarefa titânica para a sonda Huygens <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, janeiro 14, 2005

Tarefa titânica para a sonda Huygens

Hoje, por volta das nove da manhã, a sonda Huygens acordou do seu sono de 22 dias, para avançar na exploração da lua de Saturno, Titã. Isso significou suportar o choque da entrada na atmosfera e os mais de 1500° do atrito e travagem, que a levou à velocidade de 1400 Km/h, a 170 Km de altitude. Abriram-se então os paraquedas que permitiram reduzir a velocidade para 350 Km/h.
Começa agora o estudo da atmosfera e o envio dos resultados à sonda Cassini, que espera a uma distância de 72 mil Km e que os reenvia para a Terra. A bateria de instrumentos deverá medir a temperatura do ar, a composição química das poeiras (depois de as aquecer num pequeno forno), tirar fotografias das nuvens de metano, e talvez dos relâmpagos, com análise das respectivas propriedades eléctricas.
A atmosfera de Titã é a mais próxima que se conhece da Terra primitiva, de há 4 biliões de anos (azoto, metano e moléculas orgânicas), antes da “fabricação” da enorme quantidade de macromoléculas orgânicas, os “tijolos da vida”. Sob o efeito dos raios UV do Sol e dos raios cósmicos projectados por Saturno, as moléculas partem-se, dando origem a reacções químicas que fabricam outras moléculas mais complexas, como os ácidos aminados, responsáveis pela formação das proteínas ou ADN. É tudo isto que os astrofísicos esperam poder descobrir graças à Huygens e desvendar assim um dos principais mistérios da famosa lua de Saturno.
Se tiver sorte, a Huygens sobreviverá até ao solo e poderá revelar, quem sabe, gelo, um lago de metano, ... o que seria um bónus, que recompensaria uma missão proposta à NASA e à ESA pelos planetólogos... em 1982.

O centro de controle da ESA, em Darmstadt (Alemanha), está a transmitir, a par e passo, o desenrolar da aventura, com 67 minutos de atraso, que é o tempo que leva às informações a chegarem à Terra.

Confirma-se que a sorte da Huygens superou as expectativas dos cientistas. Resta agora avalizar a qualidade das informações transmitidas. [Ler aqui ... ] - [JAM :: 18:07]
Vale a pena, também, acompanhar o frenesim apaixonado do JPP - [JAM :: 18:42]

:: enviado por JAM :: 1/14/2005 01:57:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário