BRITEIROS: Exercício de História <$BlogRSDUrl$>








sábado, fevereiro 26, 2005

Exercício de História

Vamos imaginar que estamos no ano de 2120 e que estamos a ler, num manual de História de Portugal, o seguinte texto relativo ao ano de 2004 e ao período de governação do XVI Governo Constitucional (para este exercício, peço-vos que façam um esforço e imaginem mesmo):

O cavaquismo reduziu a capacidade de as direitas gerarem lideranças políticas fortes, especialmente nos momentos em que essas lideranças eram mais necessárias. Os cavaquistas anti-governamentais desempenharam um papel essencial, desde o princípio, na destruição do governo de Julho de 2004. É que, na cultura política portuguesa, regulada pelas esquerdas, um governo das direitas só é aceitável e legítimo se for um governo ao estilo cavaquista – tudo o mais está sujeito à classificação de “fascismo”. Ora, ninguém melhor para avalizar a legitimidade cavaquista de um governo do que o próprio Dr. Cavaco. Por isso, se fosse possível demonstrar que o Dr. Cavaco desaprovava o novo primeiro-ministro, o Dr. Santana perderia o direito de governar.
Ao patentearem que era com eles e só com eles que o Dr. Cavaco estava, os cavaquistas da oposição conseguiram reduzir o governo a uma anomalia inexplicável. Deixaram-no assim fatalmente exposto à desinfestação presidencial. O Presidente ficou livre para actuar: ao mover-se contra o governo e a maioria parlamentar, já não estaria a ofender a metade direita do país, por definição cavaquista, mas apenas a sacudir do poder alguém a quem toda a gente, entretanto, se habituou a ver como um solista peculiar.
Por isso, durante quatro meses, ninguém, entre as direitas, se sentiu obrigado a descobrir qualidades no novo chefe. O Dr. Santana não é hoje um génio porque o Presidente não deixou. E o Presidente não deixou porque os cavaquistas da oposição lhe deram margem de manobra para que não deixasse.

Que tal? Imaginação fértil? Devaneio analítico? Falseamento da verdade histórica? Não. Nada disso. O historiador existe mesmo. Chama-se Rui Ramos.

:: enviado por JAM :: 2/26/2005 01:22:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário