BRITEIROS: A genética do cagalhoto <$BlogRSDUrl$>








sábado, maio 14, 2005

A genética do cagalhoto

Para quem vive nas grandes cidades, um simples passeio à porta de casa transforma-se por vezes numa verdadeira prova de perícia para evitar pisar a sujidade causada pelos cães. Está previsto pela legislação portuguesa que os munícipes que acompanham os animais são responsáveis pela limpeza e remoção dos dejectos nos espaços públicos. Mas, apesar de incorrerem em multa de 36 a 548 euros, muitos esquecem de usar o saquinho de plástico para recolher os resíduos caninos, logo que o cãozinho acaba de fazer as suas necessidades.
O município de Dresden, na Alemanha, encontrou a solução para apanhar os prevaricadores, através de testes de ADN. Os proprietários dos cães são obrigados a registá-los e pagar uma taxa anual. Com o novo projecto, deverão ainda fornecer uma amostra da saliva do animal, que permitirá constituir um ficheiro genético de todos os cães registados.
A operação será rentável, já que o preço da multa, que na Alemanha varia entre 180 e 600 euros, é nitidamente superior ao custo da análise de cada cagalhoto – cerca de 75 euros.

:: enviado por JAM :: 5/14/2005 12:23:00 da tarde :: início ::
2 comentário(s):
Enviar um comentário