BRITEIROS: Festival de Cannes <$BlogRSDUrl$>








quinta-feira, maio 12, 2005

Festival de Cannes

O Festival de Cannes começou ontem. Para os franceses, com habitual modéstia que os caracteriza, é o “maior e o melhor festival de cinema do mundo”. Não sei se é ou não, em todo o caso é certamente o maior festival de cinema em França.
Pondo de lado o habitual folclore das pseudo-vedetas, as starlettes na praia e a xaropada dos filmes franceses, fica a oportunidade para ver um cinema diferente daquele que normalmente nos é oferecido nas salas.
Nesta edição numero 58, estão em competição filmes de Cronemberg, Wenders, van Sant, von Trier entre outros mais ou menos conhecidos.
Só espero que este ano, acalmada a fúria anti-Bush, não se premeie um documentário de propaganda inqualificável disfarçado de filme (Fahrenheit 9/11 de Michael Moore) e se volte a premiar o cinema.

PS: Puseram à entrada do Festival grandes fotografias da jornalista francesa raptada no Iraque, do seu guia, e de Ingrid Betancourt, refém na Colômbia. Parece-me bem. Só que, para um Festival que se quer internacional, seria mais bonito lembrar também todos os outros reféns dos “iluminados” deste mundo, independentemente da sua nacionalidade.

:: enviado por U18 Team :: 5/12/2005 11:42:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário