BRITEIROS: A audácia inovadora de Zapatero <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, maio 10, 2005

A audácia inovadora de Zapatero


© Desenho de Eneko – 20minutos.es

Contra a corrente das políticas de emigração restritivas, em vigor na maioria dos países da União Europeia, José Luís Zapatero conseguiu, nos últimos três meses, regularizar mais imigrantes clandestinos do que em todos os outros processos orquestrados, desde 1996, pelo PP de José Maria Aznar.
Tendo anunciado, no início de Fevereiro, o seu plano para a erradicação da economia subterrânea e da imigração clandestina e de lutar contra as máfias que exploram os imigrantes, a primeira etapa concluiu-se no sábado passado com a normalização de um total de 700 mil trabalhadores imigrantes. As etapas seguintes consistirão na mobilização dos inspectores do trabalho na luta contra a fraude entre os empresários e no repatriamento dos imigrantes que não reunam os requisitos para obterem uma autorização de trabalho.
Esta atitude do governo de Zapatero tem o mérito de tornar legal a realidade e, se não vai contribuir para tirar esses imigrantes da pobreza, vai certamente tirá-los da escravatura e da desonra.
A este propósito, a TF1 francesa acabou de transmitir mais um debate, no qual os defensores do “sim” ao Tratado Constitucional europeu não se cansaram de chamar a atenção para esta “irresponsabilidade” do governo espanhol, que não seria possível no quadro jurídico da Constituição europeia. Dizem eles que, a partir de agora, todos estes clandestinos regularizados vão levantar voo para os outros países do espaço Schengen.

:: enviado por JAM :: 5/10/2005 12:41:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário