BRITEIROS: Os espiões que vêm da China <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, maio 11, 2005

Os espiões que vêm da China

Li Li Whuang, uma chinesa de 22 anos, estagiária numa empresa de equipamentos de automóveis, nos arredores de Paris, foi presa na sexta feira passada, sob acusação de intrusão nos sistemas automatizados de dados e abuso de confiança. A jovem possui vários diplomas universitários, fala cinco línguas, e é descrita como muito motivada. A polícia encontrou, no seu computador privado, diversos documentos confidenciais relativos aos processos de fabrico da empresa Valeo, onde estava a fazer estágio.
Uma rádio sueca afirmou, por seu lado, que vários cientistas chineses teriam sido admitidos no instituto Karolinska, onde estariam a fazer espionagem e a obter informações sobre as invenções não brevetadas.
O jornal Le Monde conta que estes dois casos estão a ser levados muito a sério pelo conjunto dos responsáveis europeus, confrontados com o crescente fenómeno da espionagem industrial e económica, por parte da China. Sabe-se que, nos Estados Unidos, o FBI prende todos os anos vários chineses suspeitos de espionagem.
No boletim de informações Strategic Asia, o ESISC, um centro de pesquisa estratégica com sede em Bruxelas, afirma que uma verdadeira rede multinacional de informações económicas estaria a funcionar em grande escala, pilotado a partir da Bélgica. Esta rede agrupa estagiários, cientistas, jovens professores e futuros doutores em ciências que visam sobretudo empresas dos sectores da alta tecnologia, telecomunicações, medicamentos, finanças, bem como sociedades tecnológicas mistas operando simultaneamente nos domínios civil e militar.
Os portugueses bem tinham avisado, aqui há uns anos, quando um grupo de chineses veio a Portugal para aprender a fabricar tapetes de Arraiolos!

:: enviado por JAM :: 5/11/2005 10:54:00 da manhã :: início ::
1 comentário(s):
  • A História repete-se. Há dez anos os maus da fita eram os russos, que depois deram lugar aos árabes e agora são os chineses.
    Uma guerra com a china, seja ela guerra quente ou fria, será o nosso suicidio.
    Por mím, perfiro ser "invadido" pelos chineses do que pelos Russos, árabes ou Americanos!
    É uma questão de cultura.......a deles é milenar!

    De Anonymous Anónimo, em maio 11, 2005 11:43 da manhã  
Enviar um comentário