BRITEIROS: Quando os jornais falam de nós <$BlogRSDUrl$>








terça-feira, maio 10, 2005

Quando os jornais falam de nós

A imprensa escrita interessa-se cada vez mais pelo fenómeno dos blogs. O Público trazia, na sexta-feira passada, uma série de textos sobre os blogs, a pretexto do segundo aniversário do Abrupto. Desta vez é o International Herald Tribune, num artigo de opinião, a debruçar-se sobre estes jornais pessoais da Internet, que escapam a todas as regras da deontologia jornalística.
Os blogs são, cada vez mais, parte integrante dos sistemas de informação e aparecem frequentemente, quer nas convenções políticas, quer nos fóruns mundiais de Davos, quer na capa da Business Week, diabolizando e desafiando as correntes de informação dominantes. Mas, o que mais inquieta o diário americano é que nem todos os “blogueiros” façam esforços para verificar a autenticidade das suas informações e que, por vezes, se permitam difamar pessoas. Para além disso, a fronteira entre o seu conteúdo editorial e a publicidade é muitas vezes inexistente e raramente dizem se recebem dinheiro das pessoas ou das causas que defendem.
Não me parece que, no seu amadorismo, a blogosfera portuguesa esteja próxima de enfiar esta carapuça mas, em conclusão, o Herald defende a criação de um código deontológico para os blogs, para que possam por um lado fazer jornalismo correctamente e, por outro lado, criticar honesta e eficazmente os jornais tradicionais.

:: enviado por JAM :: 5/10/2005 02:59:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário