BRITEIROS: Constituição Europeia - Pausa <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, junho 03, 2005

Constituição Europeia - Pausa

Tenho vindo a fazer aqui a minha análise da Constituição Europeia. Desde já agradeço a todos os que manifestaram apreço pela iniciativa, estivessem a favor ou contra o TCE (sobre os que enviaram só insultos, não me pronuncio). Li o texto na totalidade (não há sono que resista a meia dúzia de cafés) e tenho as minhas notas. O que não tenho é um texto “formal” sobre os capítulos que ainda faltavam tratar: Defesa, Política Externa, Ambiente e, sobretudo, Política Económica que guardei para o fim.
Como todos sabem, dois países votaram contra esta Constituição. Não sei se a Constituição está morta – como diz Junker, não sou médico – mas tenho a certeza que está num coma profundo. Como não gosto de fazer nada “para o boneco” e o assunto é enfadonho, decidi fazer uma pausa e ver o que é que isto dá. Pelo menos até ao Conselho Europeu de 16/17 de Junho. Desconfio que voltarei ao assunto. Ou me engano muito ou vão tentar fazer passar o texto de qualquer maneira.
Reconheço que a Constituição teve o mérito de pôr as pessoas a discutir os assuntos europeus e penso que esta discussão deve prosseguir. Em consequência, vou continuar a dar a minha opinião sobre assuntos da UE, mas de uma forma mais desligada do texto da Constituição e mais abrangente (adoro esta palavra. Desde que ouvi o Vitor Constâncio pronunciá-la, a propósito das políticas de combate ao défice, que andava à procura de um pretexto para a utilizar no Blog)

:: enviado por U18 Team :: 6/03/2005 04:11:00 da tarde :: início ::
3 comentário(s):
  • Aproveito para afzer duas sugestões.
    1
    Juntar num só texto tudo o que tenha a ver com o tratado - sendo que o texto deveria estar separado por arêas(ex:politica economica,politica social,direitos, etc...)pegando no que já foi feito e no que ,eu proprio também desconfio que virá a ser feito a nivel europeu.
    Depois ou pôr o texto em pdf ,disponivel para download, ou caso seja possivel, criar uma pagina aparte com todo esse texto compilado.
    2
    E no forum briteiros juntar mais um tema ao debate:o tratado europeu.

    De Anonymous Anónimo, em junho 03, 2005 5:36 da tarde  
  • Um blogue sobre a Constituição europeia:

    O Sítio do Também Não

    Participem!

    De Anonymous Anónimo, em junho 04, 2005 6:11 da tarde  
  • Caro Pedro Silva,

    Obrigado pelos sugestões. Vou tentar que se concretizem.

    De Blogger U18 Team, em junho 05, 2005 9:07 da tarde  
Enviar um comentário